Apresentação

Sempre quis expressar minhas idéias livremente e poder interagir e integrar conhecimento ou apenas opiniões. O debate livre entre pessoas civilizadas é uma ferramenta poderosa para aprimorar o conhecimento de todos e até gerar novos conceitos, ou ainda, novas posturas de comportamento. Infelizmente muitos evitam o debate pois geralmente não se consegue mantê-lo no nível da racionalidade, e é dominado por paixões ou emoções que contaminam o resultado. A própria palavra "discussão" tem um sentido pejorativo, e é quase sempre sinônima de "briga".

Este espaço foi concebido para que pessoas troquem opiniões, conhecimento, experiências, sempre primando pelo respeito e ética pessoal. Muitas coisas que serão abordadas aqui são fatos, e contra fatos não há argumentos. Porém a interpretação dos fatos é pessoal, e deve ser respeitada. Temas polêmicos com certeza serão abordados, mas com cautela, lembrando que o objetivo não é esgotar os assuntos, mas promover a comunhão (muitas vezes até a divergência nas idéias colabora para tal, por incrível que pareça, quando há ordem e respeito entre um grupo). Espero contribuir com todos, lembrando que o objetivo é integrar, e não dividir.

"A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o conhecimento". Pv 4.7

Os dez mandamentos

No estudo de princípios e ética cristã é necessário conhecer a relevância dos dez mandamentos aplicados à vida cotidiana. Veremos a seguir  dissertações a respeito dos dez mandamentos.



Não matarás”

por Rodrigo dos Santos e Cristiane dos Santos


Não matarás é um dos mandamentos criados por Deus e dado a Moisés para que passasse ao povo. Neste mandamento Deus diz claramente para não matar, podendo todos aí perceber que só Ele é o dono da vida e Ele já determinou o tempo de cada um aqui na terra.
Não matarás traz uma polêmica muito grande. Deus diz para não matar mas passado algum tempo fala a Moisés e seu povo que vinguem os filhos de Israel dos midianitas (Nm 31.1) e ao longo isso aconteceu, os midianitas foram assassinados e seus reis também (Nm 31.7). Isso parece uma contradição, mas não é, pois naquela época, uma forma de sobrevivência era a conquista de novos povos e lugares, sendo assim era inevitável não matar os inimigos. Nos dias atuais vemos algo muito parecido, pois cada país, nação, tem seu exército e se for preciso defender a sua pátria infelizmente ocorrerá a morte de pessoas.
O que não agrada a Deus é o matar pessoas por causa de tantas coisas, como: ira, raiva, sentimento do momento que as levam a “perder a cabeça” e cometer homicídio, suicídio. Também existe a questão do aborto, estupro seguido de gravidez, eutanásia e outros. Isso gera muitas opiniões no meio da sociedade. Sempre há divergências, a igreja se opõe ao aborto induzido, pois ali está sendo gerada uma vida que é muito preciosa, mas a grande maioria da sociedade é a favor do aborto.
Mais de um milhão de pessoas cometem suicídio a cada ano, tornando esta a décima causa de morte no mundo e há mais de 10 a 20 milhões de tentativas de suicídio não fatais. Em 2007 o brasil registrou 47.700 assassinatos, equivalente a um amédia diária de 117 mortos. Até março de 2010 foram registrados 2,4% de aborto induzido em todo o país.
A vida é dom de Deus, deve ser preservada, cuidada, respeitada. Se cada um fizesse a sua parte e entendesse o quanto é bom viver seguindo os mandamentos do Senhor, nós viveríamos o absoluto de Deus.






Vivendo uma vida pura”

por Jackson Mancilha e Ana Elisa Fernandes

Ao lermos esse título uma das coisas que vem em nossa mente é a pureza, mas não é só isso que quer nos falar. Ele também fala do adultério. O adultério por si só, não é somente a traição entre o homem e a mulher (casal). É uma relação de fatos que permanentemente o mundo nos transmite, no qual muitas vezes caímos nessas armadilhas, por mais que não desejamos passar por estes momentos. O adultério está relacionado a imoralidade sexual, a impureza e as ações indecentes.
Historicamente a prática do adultério era criminalmente mais grave quando praticado pela mulher em relação ao homem. Embora tal discriminação não existisse nas leis de hoje, na prática do dia a dia a conduta continua a ser vista de forma diferenciada, dependendo do gênero que realiza o adultério. No Brasil o adultério já foi considerado crime no artigo 240 do código penal, tendo sido revogado em 2005. Seguindo o significado da palavra adultério que deriva da expressão latina AD ALTERUM TORUM que significa literalmente “na cama do outro(a)”. Porém com o tempo se estendeu ao sentido de fraude ou falsificar, que vem do verbo adulterar. Como exemplos temos a falsificação de documentos, alterações de provas criminais ou outras, fraude de seguros etc.
Façamos uma reflexão dos seguintes versículos:
Todavia, aos casados, mando, não eu, mas o Senhor, que a mulher não se aparte do marido. Se, porém, se apartar, que fique sem casar ou se reconcilie com o marido...” I Co 7.10,11
Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, nãos sendo por causa de prostituição e casar com outra, comete adultério...” Mt 19.9.
O casamento hoje é banalizado, porque a separação não é somente realizada por causa da traição e sim por motivos simples que podiam ser resolvidos através de uma comunicação e entendimento de ambas as partes.




A Palavra fora do lugar”

por Michel e William Dias Nery

Esse mandamento ensina a termos autogoverno, ou seja, governar a nossa língua e nossa boca, porque o que mais contamina o homem não é o que entra na sua boca mas sim o que sai dela.
Não dirás falso testemunho é um mandamento que infelizmente tem muitas pessoas que não praticam no seu cotidiano. Esse mandamento ensina a não falar dos outros sem saber exatamente o que está acontecendo, tanto de bem ou de mal. Temos que ter a certeza daquilo que estamos falando, ainda mais quando se trata da igreja e das pessoas que nela congregam. Uma palavra fora do lugar pode mudar toda história contada, e pode causar o afastamento das pessoas envolvidas da igreja. Também temos que ter muito cuidado com a fofoca, ela percorre uma escala que vai de conversas de natureza íntima, pessoal e sensacionalista a informações que difamam e estragam a reputação ou a felicidade de alguém, o Senhor lista os fofoqueiros ao lado dos inimigos de Deus, dos desleais, dos insolentes e dos homicidas (Rm 1.28-32).
Também tem muitas pessoas que tem que mentir para conseguir alguma coisa que é muito importante para sua vida, como em uma entrevista de emprego por exemplo. Sabemos que isso é errado mas temos que ter muito cuidado para não mentir nessas horas. Mas a verdade nem sempre traz benefício, para algumas pessoas às vezes dizer a verdade para um paciente no hospital que tem uma doença de risco de morte, pode provocar uma morte imediata deste paciente. Nestas horas o que fazer : dizer toda a verdade ou dizer meia verdade que não é mentira?
Espalhar mentiras, sair contando fatos verdadeiros, parciais ou inteiros, ou comentar algo a respeito de alguém que não ajude nem edifique pode atrair a ira de Deus. Temos que guardar nossa língua para estar na direção certa, fazendo a vontade de Deus e cumprindo seus mandamentos.



 
Honrar pai e mãe”

por Eliel e Jenifer Pereira

Os pais tem direito ao amor e respeito em certo grau que a nenhuma outra pessoa é devido. Também como diz o próprio mandamento, pai e mãe são merecedores de honra. Mas o que significa honrar pai e mãe?
Honrar pai e mãe é demonstrado através de palavras e ações que surgem de uma atitude de respeito pela posição que ocupam.
Deus nos exorta honrar pai e mãe, valoriza tanto que incluiu nos dez mandamentos (Ex 20.12). A palavra grega para honra significa reverenciar, estimar e valorizar. Devemos honrar nossos pais pelo que são em nossa vida, assim como também nosso pai celestial. Sambem pelo que eles fazem por nós, , desde pequenos, na adolescência e até mesmo depois de adultos, do cuidado com o nosso caráter e nos ensinando o caminho no qual devemos seguir. Eles são as nossas referencias mais importantes depois do nosso Deus.
Faz parte da honra o obedecer, em Efésios 6.1 diz: “ Vós, filhos, sede obedientes a vossos pais no Senhor, porque isto é justo”. Hoje em dia sabemos que a maioria dos lares estão arruinados, pela falta de amor e disciplina dos pais para com os filhos, e a desobediência dos filhos para com os pais. Na palavra de Deus existem muitos trechos que nos falam de obedecer e honrar pai e mãe (Pv 1.8,9) e também diz o que acontece com aquele que desonra seus pais (Lv 20.9). Aquele que rejeita a autoridade de seus pais, da mesma forma estão rejeitando a autoridade de Deus. Honra gera honra, Deus não vai honrar aqueles que não obedecem seu mandamento de honrar pai e mãe. Se desejarmos agradar ao nosso Senhor e sermos abençoados, devemos honrar nossos pais.
Honrar não é fácil, não é sempre divertido, com certeza também não é possível apenas com nossas próprias forças. Então honrar é um caminho certo ao nosso propósito de vida : glorificar a Deus - “Honra teu pai e tua mãe (que é o primeiro mandamento com promessa), para que te vá bem, e sejas de longa vida sobre a terra”.